O Grupo de Mobilização e Educação Ambiental da APA Vargem das Flores (GMEAVF) fará uma mobilização na microbacia que envolve a lagoa dos Bombeiros (antiga lagoa do Praia Clube) nesta terça-feira (5/9), a partir das 8h30, quando haverá entrega de cartas com orientação aos moradores sobre efluentes domésticos (esgoto sanitário) e não domésticos. A ação, que visa a conscientização da população em relação à preservação ambiental, foi iniciada na Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura em junho, quando estudantes das redes municipal e estadual de ensino deram um abraço simbólico ao local.
O Programa de Despoluição da Lagoa dos Bombeiros irá trabalhar em diversas frentes, sendo o desassoreamento uma das principais ações. A partir disso, será feita a ligação na rede de esgoto da Copasa, começando, assim, um processo de despoluição permanente. A lagoa e a mata de preservação correspondem a 80% de toda área. No entanto, o lago recebe esgoto das casas do entorno e outros materiais.
A Copasa, em parceria com a Prefeitura, fará uma análise e diagnóstico, para levantar a necessidade de realizar obras para a implantação de uma nova rede de ligação ou encontrar outra solução.
O GMEAVF é composto pela Prefeitura Municipal de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Copasa e administrações regionais. O grupo vem trabalhando em projeto para recuperação da Lagoa dos Bombeiros, situada no atual Complexo de Treinamento dos Bombeiros, no bairro Colonial, em Contagem.